sábado, 8 de junho de 2013

Bazar do Bonde - Zona Sul de Port Alegre construindo sua identidade

          Hoje (8 de junho) e amanhã, estará acontecendo o Bazar do Bonde. A ideia é congregar artesãos, inicialmente do bairro, oportunizando que eles exponham seus trabalhos e possibilitando sua comercialização. A aposta já seria boa por si só, pois incentiva trocas econômicas, mobilizando as pessoas a expressar sua criatividade e habilidades.
          Mas a proposta foi além. Houve um workshop circense, ministrado por Mathias Teichmann, que levou para o evento uma estrutura para realização de aulas em tecido marinho e demonstrou como se faz  maquiagem artística. O grupo Garganimações (conheça mais clicando aqui), escola de circo da região, também se fez presente, mostrando alguns exercícios circenses para quem participava do evento.
Mathias Teichmann




Garganimações


          Além desse show de acrobacia e circo, também estava reunido naquele espaço cultural o grupo literário de trovadores, participantes da UBT (União Brasileira de Trovadores - saiba um pouco mais clicando aqui), capitaneado por Flávio Steffani. 




          Mas o que acontece num evento destes vai além da comercialização de artesanato, de encontro de grupos, de apresentações de espetáculos, ainda que isso já seja a plena realização do que havia sido proposto. Contudo, o mais importante que acontece quando surgem oportunidades como essa, é a possibilidade de se criar conexões entre todas as manifestações culturais e a enorme quantidade de ideias que se congregam com o objetivo do exercício de cidadania e de construir a identidade da região. Basta uma passadinha por lá: grande projetos são alinhavados, muitos sonhos são concebidos e ótimas parcerias são iniciadas. 
          Parabéns aos participantes do bazar, que, logo, deve entrar para o calendário de eventos da Zona Sul. Parabéns especialmente às organizadoras, Angela Ponsi e Claudia Pardal. Aproveitem que amanhã tem mais!! Clique aqui para acessar a página do evento no facebook.













Um comentário:

  1. Bonde disse...
    A ideia do Bazar do Bonde, como foi enfatizada no adorável texto do "Chega de Demolir Porto Alegre", é reunir a comunidade da Zona Sul com outras regiões em torno de objetivos comuns e, assim construirmos coletivamente a identidade dos bairros. A oportunidade de reunir grupos diferentes, de nos organizar e de compartilhar a mesma visão permite o desenvolvimento de projetos e ações de cunho social, artístico e cultural. Na diversidade, afinal, surge a união.

    ResponderExcluir