Movimento Chega de Demolir Porto Alegre


O Chega de Demolir Porto Alegre é um movimento independente da sociedade civil em defesa do patrimônio cultural da cidade.

Tem como principais objetivos articular moradores e entidades de Porto Alegre na defesa do patrimônio cultural em todas as suas expressões (edificações, conjuntos e paisagens de valor histórico, artístico, ambiental ou social); envolvendo a sociedade tanto na seleção dos bens a proteger, quanto na formulação e implantação de sua defesa.

O Chega de Demolir Porto Alegre acredita que a informação e a organização potencializam as ações da sociedade.


O movimento começou a articular-se em 2013, com a realização de três reuniões iniciais. Nestas ocasiões, foram elencados pelos participantes uma série de problemas, como o descompasso entre os bens protegidos no inventário e o que era efetivamente reconhecido pela população, as deficiências da legislação municipal, a insuficiência das contrapartidas municipais aos proprietários, entre outros. A quantidade de bens culturais relevantes em processo de demolição é pauta recorrente e alarmante.

Com o amadurecimento das discussões, o Movimento Chega de Demolir Porto Alegre tem buscado propor ações efetivas para convergir esforços em busca das soluções.

 Uma das iniciativas é a implantação da ferramenta Inventários Afetivos, formatada através de Grupos de Trabalho por bairros. Estes grupos buscam elencar através de visitas, conversas e entrevistas, com envolvimento da população, os bens culturais ainda não consagrados, com a finalidade de registrar e, em alguns casos, solicitar a inclusão nas políticas oficiais de preservação.



O Chega de Demolir Porto Alegre pretende-se um Fórum Permanente de Discussões a respeito do Patrimônio Cultural de Porto Alegre, envolvendo entidades e cidadãos interessados. Pretende-se que dentro do possível as reuniões ampliadas possam ter frequência mensal, dando um ritmo mais constante a defesa civil do patrimônio cultural na cidade.

As reuniões do movimento Chega de Demolir Porto Alegre tem sido realizadas de forma descentralizada em diferentes bairros de Porto Alegre, buscando ampliar a discussão e atingir novas comunidades.

Participação do Grupo em programa da TVCOM:





6 comentários:

  1. Não consigo lembrar que casarão é este da foto onde estão várias pessoas, nem sua localização. Deixo aqui a sugestão para que identifiquem as fotos ao postá-las. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ani! O casarão da segunda foto faz parte de um conjunto de 4 prédios que hoje abriga o Centro Cultural Zona Sul. Fica no bairro Tristeza, Rua Landell de Moura, 430. Acabou saindo sem a identificação, porque estava em outra postagem feita sobre o 3º encontro do movimento, que foi lá. Mas valeu a sugestão!
      Abraço1

      Excluir
  2. Gostaria de encontrá-los para alguns esclarecimentos. Do modo como vcs se pronunciam parece que os moradores são mercenários querendo se desfazer de seus imovéis, não é assim. Nosso caso, um edifício na rua Barão do amazonas, nunca houve esta intenção por parte dos moradores e nunca fomos abordados por nenhuma empresa de construção civil. É muito equivocado este posicionamento culpabilizando os moradores sem ver as reais condições financeiras deles para manutenção do imóvel. Querem ver o estado de nosso prédio e as condições dos moradores?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susana! Seria ótimo podermos conversar. Os moradores de prédios que são considerados patrimônio cultural arcam com um ônus bem pesado. Não há dúvida. Um dos pontos que necessita ser implementado com agilidade é uma política de incentivo aos proprietários destes bens, como isenção de IPTU, linha de crédito atrativa, desconto em contas de luz etc. Mas sabemos também que os terrenos são muito visados pelas construtoras, que ignoram totalmente o valor cultural de alguns bens. Entendemos que é muito difícil a manutenção de um prédio, principalmente nestas condições. Por isso, é importante que a sociedade pressione para que existam contrapartidas, viabilizando a manutenção do bem e a preservação de nossa história e memória. Participa da nossa próxima reunião e coloca teu ponto de vista. O debate e o diálogo são sempre produtivos. Abraço!

      Excluir
  3. Vcs estão cientes do casarão que está para ser destruído na Av. Independência? É um que é quase na esquina da Ramiro, já está cercado por altos tapumes com o site do empreendimento imobiliário que está por vir. Como podemos defendê-lo?

    ResponderExcluir