domingo, 28 de abril de 2013

Bonde sobrevivente

          Histórias interessantes de preservação na Zona Sul. Um bonde da Carris, que ia virar sucata, foi salvo por duas bravas lutadoras da comunidade, Angela Ponsi e Zilka Ponsi, que se propuseram a resgatar tal preciosidade. Imaginem só a aventura que foi trazer, em 1998, um bonde de 13 metros do Lami até a Av. Otto Niemeyer, na Tristeza. Mas, com boa vontade e persistência, consegue-se milagres. Atualmente, ele repousa soberano num terreno que abriga um espaço voltado para o artesanato e cultura, chamado Atelier do Bonde.
          Hoje, dia 28 de abril, está acontecendo o bazar do dia das mães, onde vários expositores da região se reúnem para mostrar seu trabalho. É uma iniciativa louvável, pois o comércio de rua e os comerciantes do bairro têm espaço de atuação, principalmente se levarmos em conta o poder do shoppings center espalhados pela cidade e crescendo em número de forma alarmante. A nossa identidade está aqui e, assim como o bonde, precisa ser preservada. Nossas características e vivências são transcritas nos trabalhos que nossos artistas e artesão desenvolvem. É nossa cultura e história sendo escritas pelas mãos de nossas comunidades. 
        Se vocês quiserem conhecer um pouco mais desta história, existe um site e um blog, contado o passado e o presente dessa iniciativa. Preservar prédios e costumes é preservar nossa memória e história.

 





Fontes:
http://atelierdobonde.com.br/
http://atelierdobonde.blogspot.com.br/

4 comentários:

  1. Sempre senti uma profunda identificação com os textos da Jacqueline Custódio. O facebook nos apresentou e passei a segui-la pela rede. Acabei conhecendo o Blog "Chega de Demolir Porto Alegre" e descobri que os tópicos são sobre as mesmas causas nas quais acredito: as mesmas lutas e, muitas vezes, as mesmas indignações...

    Nossos laços se estreitaram quando soube da mobilização comunitária em torno do Centro Cultural da Tristeza, do qual Jacqueline foi líder. Abracei a causa e acredito que ela não está vencida.

    Então, para minha surpresa, eis que ela surge em carne e osso na inauguração da nossa feira comunitária no Atelier do Bonde com muitas ideias e sugestões.

    Após ler o belíssimo texto acima, fiquei satisfeita por perceber que existem pessoas que, por enxergarem tão longe como ela, nos abrem caminhos e nos movem para frente com suas potentes doses de estímulo e confiança.

    Um grande muito obrigada!

    Ass. Angela Ponsi e equipe de artistas e artesões do Atelier do Bonde!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Angela, palavras como essas que escreveste são o meu combustível para continuar na briga, defendendo aquilo que acredito. Assim, vou juntando forças e aumentando o número de amigos que pensam na coletividade, construindo um futuro melhor. A gente acaba conhecendo muita gente inteligente, interessante, de bem com a vida, pronta para expressar aquilo que lhe é importante. E que fazem coisas incríveis, como comprar um bonde!!!
      Vamos fazer essa corrente do bem, porque, como diz Caetano Veloso, "vida sem utopia, não entendo que exista". Muito obrigada!

      Excluir
  2. Sugestão.
    Conheci este blog por causualidade no Google, pesquisando Operação CUB, e achei bastante interessante, nota-se que sao pessoas interessadas no planejamento de Porto Alegre, que tambem é uma coisa que me incomoda muito todo esse descaso da Administração Municipal.

    Como sugestao para aumentar a visibilidade deste blog, talvez fosse interessante publicar nos classificados dos jornais, tem os jornais comerciais e os de bairro e alternativos, ajudariam a aumentar o debate e disseminar esse vies de negócios que está se tornando o PDDU-Plano Diretor.

    ResponderExcluir
  3. Adornes,
    Obrigada pelas tuas sugestões. Também considero muito importante mantermos uma discussão sobre esses assuntos, pois a cidade deve ser pensada para seus cidadãos, não para alguns setores apenas. Ontem, recebi um email de um jornal do bairro para publicação dessas ideias, bem ao encontro do que tinhas sugerido. Te agradeço pela divulgação do blog. Um abraço!

    ResponderExcluir