quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

Resultados do encontro "inventários Afetivos" acontecido em 16 de janeiro


Integrantes da Oscip Defender – Defesa Civil do Patrimônio Históricodesenvolveram um sistema colaborativo denominado “Inventários Afetivos”, que consiste em fichas a serem preenchidas voluntariamente pela comunidade interessada de forma a sistematizar a defesa do patrimônio.
“Num primeiro momento o preenchimento deve acontecer sem amarras técnicas, tudo o que tiver valor afetivo para a comunidade pode ser cadastrado. A escala de valores da própria ficha poderá ajudar a pensar o valor enquanto patrimônio dentro da realidade de cada edificação.” – explica Jorge Luís Stocker Jr., delegado regional da entidade no Vale do Sinos, onde também pretende incentivar a aplicação do projeto – “A proposta é singela e por isto tem um poder enorme de utilização livre em diversas localidades.
A inexistência de inventários técnicos ou os inventários insuficientes são comuns em muitas cidades. A elaboração de um material sobre as edificações pela própria sociedade intensifica a sua relação afetiva com o patrimônio, registra uma etapa da atuação da sociedade civil, levanta dados e pode ser um documento importante para buscar o poder público, o ministério público e os órgãos de preservação, conforme for o caso”.
O arquiteto Lucas Volpatto, um dos organizadores da ideia, ressalta que “não se pretende substituir os inventários técnicos, mas marcar o posicionamento da sociedade civil, chamar a atenção dos poderes públicos para o que tem valor para a comunidade ou ainda para o que tem valores culturais intrínsecos que tem sido ignorados pelas políticas de preservação".
Todas as fichas deverão ser encaminhadas para o e-mail defender@defender.org.br e disponibilizadas através de um banco de dados nesta página em formato PDF.
No site abaixo, faça o download da ficha para preenchimento e informações.
Fonte: site Defender

Nenhum comentário:

Postar um comentário