Coletivos Urbanos.
No final da tarde de ontem, apesar do doloroso acontecimento em Santa Maria, aconteceu, no mezanino da Usina do Gasômetro, o encontro de pessoas que atuam para tornar melhor a vida nos centros urbanos. O evento foi chamado do Encontro de Nós e reuniu projetos de colaboração voltados à humanização das cidades. Entre os convidados estavam representantes de projetos de Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC), Porto Alegre e São Paulo (SP). A mediação do encontro ficou a cargo de André Martines, da Aprax Arquitetura Cultural (São Paulo), Bernardo Gutiérrez, jornalista espanhol e dirigente da Futura Media, Antônio Martins, responsável pelo site Outras Palavras, e Plínio Zalewski, diretor da Secretaria de Governança Local.
Da Capital gaúcha, contaram um pouco de sua história o grupo Shoot The Shit, Estúdio Nômade, Voto como Vamos, UrbsNova, Projeto Vizinhança, Casa da Cultura Digital, Raiz Urbana, Rastro Urbano de Amor (RUA), Bicicleta é amor. De São Paulo, falou o pessoal do Aqui bate um coração e Curativos Urbanos. De Florianópolis, Gui Neves falou sobre o Nós.vc. Do Rio de Janeiro, Fernanda Cabral contou suas experiências no movimento "Imagina na Copa" e Clarissa falou sobre incubadoras "Rio Criativo".
Foi uma troca de experiência muito interessante, que certamente irá incrementar ações criativas, cujos objetivos são criar espaços de convivência urbana e tornar as cidades mais humanas. É apenas com o empenho dos cidadãos que esses objetivos podem ser alcançados. Pouco adianta ficar apenas cobrando as administrações municipais. Sem o engajamento da população, mesmo as ações dos governos podem esvaziar-se, como é o caso de manutenções eventuais de lugares públicos e monumentos. Um passo enorme em direção à reapropriação dos espaços públicos está sendo dado. A cidade é nossa, com os direitos e deveres inerentes à posse. Vamos achar nosso próprio caminho de contribuir.
Para se inspirar e conhecer mais sobre esses projetos, aqui vão alguns links:
Nós.vc e o Blog do Nós.vc
Nenhum comentário:
Postar um comentário