domingo, 3 de janeiro de 2016

Exposição "A cidade que se quer"

     
        A questão urbana vem tornando-se cada vez mais complexa: a maior parte da população do planeta já vive nas cidades; as mudanças climáticas são uma realidade que assusta a todos. Fica cada vez mais evidente que temos que repensar nossas cidades e a relação que temos com elas. 

        E inspiradas naquilo que crianças querem para Porto Alegre, foram feitas essas imagens. A partir da proposição da professora da 5ª série de duas escolas - uma pública e outra particular -, os alunos foram desafiados a escrever um parágrafo, colocando nele seus sonhos e desejos de uma cidade ideal. 

         Tarefa difícil colocar, em imagens, a imaginação e a realidade de crianças entre 10 e 11 anos, que observam o lugar onde vivem e têm, para com ele, expectativas distintas. Contudo, os muitos desejos em comum desenharam uma cidade limpa, segura, alegre.

       As mudanças já começam a dar sinal: os espaços públicos são ocupados e ressignificados, a população procura seu espaço nas decisões que vão alterar a configuração urbana, novas soluções são experimentadas. Mas é essencialmente das crianças a Porto Alegre do futuro.

Aqui estão as fotos e textos que compuseram a exposição " A Cidade que se quer", que teve início em 11/12/2015, na sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS)





“Uma cidade com aerotrens, que levassem as pessoas de um lugar para o outro, parques para piqueniques, áreas de lazer, prédios altos com cobertura coletiva, com piscina, lazer e esporte. Ônibus de dois andares, com vários clubes, barcos para turismo, praças com brinquedos maiores e mais bem cuidados.” Catarina Bertoja Gick, Turma: 152, Colégio Marista Ipanema.

 “Na minha cidade ideal não pode ter roubo, ladrão e assalto. Tem que ter pessoas felizes, casas para todos, com ninguém na rua e bem limpinha, iluminação e eventos.”
Eduarda de Quadros Lopes
Turma: 52 
Escola Estadual Osório Duque Estrada 








“Minha cidade ideal é sem poluição, sem ladrões, uma cidade melhor. E com bastante doces, com animais soltos em Porto Alegre, todo tipo de animais. Uma cidade alegre, feliz, tudo legal.”
Nataly Ramos AlvesTurma: 51, Escola Estadual Osório Duque Estrada 




















 “As casas seriam de biscoito, o tronco das árvores seriam de salsicha e as folhas de chocolate, a chuva seria de açúcar e a neve seria sorvete, as pessoas sempre estariam contentes, não haveria nada para desanimá-las.”

Lívia PetersenTurma: 152, Colégio Marista Ipanema 







 
“Uma cidade que não tenha crimes e onde todos os meus amigos tenham casas uma do lado da outra”.
Marcelo Rodrigo Carvalho MartelliTurma: 152, Colégio Marista Ipanema























"Para começar, para mim, o transporte público: tem gente que fica mais de uma hora esperando o ônibus. E coisas para a cultura, arte, jogos. As coisas são todas caras. No final do mês, só pagando contas, não dá nem pra se divertir. Os parques sempre todos sujos e cheios de bandidos. Quero uma cidade com direito de expressão, homossexuais. Uma praia relaxante para tirar muitas fotos (quando eu falo muitas é muitas!). E internet wi-fi de graça.”
Maria Julia S.C BarriosTurma: 51, Escola Estadual Osório Duque Estrada






“Para mim, deveria ter muito policiamento, a cada rua, e talvez em cada moradia. Ter muita plantação e mais praças ao ar livre. Também, muito mais hospitais, em cada bairro, tirando coisas desnecessárias para o público, mais escolas (públicas e particulares), com direitos para os professores e melhor salário. Ajudaria as pessoas que não têm condições, para ter uma casa, tiraria as vilas (todas). Proibiria as pessoas de andarem de carro, só a pé, de bicicleta e etc, para não existir mais poluição na cidade.”

Giovanna Pedrini M. 
Turma: 153, Colégio Marista Ipanema 






 
“A cidade ideal seria perfeita para mim com policiais em todos os lugares, mais câmeras de segurança para certos policiais corruptos no trabalho sujo, mais dinheiro para os professores, hospital e construções de prédios e casas e sem ladrões e traficantes. E nunca assédios sexuais pelos ônibus, metrô e lugares muito apertados e sem racismo.”
Ezequiel Lima Neves
Turma: 51
Escola Estadual Osório Duque Estrada












“Seria uma cidade onde todos se conhecessem e se respeitassem, que não tivesse pessoas nem animais de rua, com muita segurança e bem limpa. Com mais praças e lugares mais tranquilos onde toda a família pudesse se divertir. Resumindo, essa seria minha cidade ideal”.
Paula Mór Spannenberg
Turma: 153
Colégio Marista Ipanema








“A minha cidade seria sem roubos, sem preconceito, mais segura. Na verdade, tinha que mudar quase tudo. Tipo, as escolas tinham que ser mais seguras, o Guaíba tinha que ser mais cuidado, sem lixo, o centro tinha que ter mais policiais etc. Porto Alegre é muito legal, mas tem que cuidar, né, para ela ser mais limpa."
Vitória Maciel
Turma: 51

Escola Estadual Osório Duque Estrada